A segurança de dados exige uma proteção do conteúdo dos bastidores informáticos.
Não obstante, cada vez mais bastidores informáticos são encontrados em áreas desprotegidas. As perdas de dados e o fracasso de redes envolvem perdas financeiras grandes. Portanto, assegure o fluxo de informação da sua empresa ou instituição.
Em cooperação com BURG, o principal fabricante de fechos para bastidores informáticos, desenvolveu-se uma solução para um fecho electrônico providenciando assim um acesso seguro. Por causa deste importante desenvolvimento, é agora possível pela primeira vez incluir os bastidores informáticos nos sistemas de controlo de acesso existentes ou considera-los aquando da realização de novos projectos.
O objetivo desta solução é abrir portas de bastidores informáticos apenas para pessoas autorizadas com cartões que incorporam a tecnologia LEGIC. Esta tecnologia LEGIC está largamente divulgada e é usada no controlo de acesso de muitas empresas e instituições. O sistema de acesso para bastidores informaticos consiste num fecho IEG universal e um sub-terminal B-Net 91 06. O IEG universal é equipado com um leitor LEGIC, um LED a indicar que o dispositivo está pronto a operar e um transmissor acústico. Dependendo do tipo de bastidor, a fecho é colocado na porta através de um adaptador. Depois, o B-Net 91 06 é conectado à unidade de controlo superior (ex.: Bedanet 92 90) existente no interior do mesmo ou noutro local já seguro. O conteúdo do cartão LEGIC é lido, transmitido e reconhecido. O controlo de acesso toma este registo em consideração para decidir se o acesso em causa é autorizado, comparando com a lista de cartões autorizados armazenados e respectivos perfis (horário).
Se o acesso é concedido, é transmitido ao B-Net 91 06 de modo a este permitir a abertura do fecho electrônico, fazendo com que o acesso desejado seja possível. O B-Net 91 06 também controla os contactos das portas dos bastidores, por exemplo, 'porta aberta', e informa o estado de porta à unidade de controlo. A proteção dos bastidores usa as mesmas funções de vigilância e procedimentos de gestão de alarmes do sistema de controlo de acesso. Para pequenas empresas, o B-Net 91 06 pode funcionar em modo off-line. Assim, até 10 colaboradores podem ter autorização para abrir o bastidor em causa. Deste modo, não é exigida a existência de um sistema de controlo de acesso visto que a decisão é tomada pelo próprio B-Net 91 06.
Um benefício muito grande é a possibilidade de integrar esta solução de acesso num sistema já existente de controlo de acessos ou considerar essa hipotese aquando da instalação de novo sistemas de modo a obter uma solução de segurança única e integrada. Deste modo, cada bastidor é ligado através de um B-Net 91 06 à unidade de controlo de acesso B-Net 92 50 ou Bedanet 92 90. Esta unidade de controle - como parte do sistema de controlo de acesso - consulta os perfis de acesso actualmente armazenados e os cartões de colaboradores válidos para conceder autorizações.